12 de dez. de 2013

Tecnologia das Dubstep Bands


Acreditem ou não essa foto não é de um brinquedo, é da "guitarra" do vocalista da banda Pendulum, que faz um som difícil de definir, com influências do rock, do pop e do dubstep. Desnecessário dizer que eu sou um fanático por tecnologia, principalmente criada para músicos, mas essas bandas levam o uso de equipamento hi-tech a um novo patamar com parafernalhas brilhantes, muitas vezes desconhecidas pela maior parte dos músicos, acomodados com o que se usava 40 anos atrás. Quer conferir as novidades?


10 de dez. de 2013

Tecnologia do Robot-Tuning

Pensei em escrever "Auto-Tuning" mas isso soaria perigosamente similar à outra tecnologia empregada para criar ídolos teen da música na nossa geração. A Gibson havia lançado a "Robot Guitar" que se afina sozinha para você tocar e o vídeo de demonstração ganhou força na internet, mas o que me motivou a escrever esse artigo foi a possibilidade de usar o sistema na SUA guitarra, mesmo sendo de outra marca e modelo qualquer como ilustra a foto ao lado, em uma Stratocaster.


9 de dez. de 2013

Tecnologia da E-Drum

Você pode montar uma E-Drum (bateria eletrônica ) ou instalar triggers no seu kit acústico ou montar um kit com itens eletrônicos e acústicos como o Neil Peart (Rush) e o "Futureman" (Bela Fléck and the Flecktones) que tem um controle curioso do seu equipamento, com pads e uma controladora MIDI em forma de guitarra com botões para gerar sons de percussão.
Nesse artigo discuto que elementos tornam isso possível e como uma E-Drum e outros MIDI-Controllers funcionam.



6 de dez. de 2013

Tecnologia "Sound on sound"




Shine on You Crazy Diamond, conhecem? Aos 55 segundos é possível ver o Mr. Gilmour fazer o uso desse recurso pela primeira vez no vídeo. Ele está solando, faz um acorde, pisa em algo e esse acorde ressoa (quase que) infinitamente para fazer a próxima parte do solo e o ciclo se repete. Mr. Gilmour criou esse recurso para tocar essa música sozinho com seu violão, sem o acompanhamento de teclados e intrigou vários guitarristas desde então, mas agora temos a explicação oficial do Sr. Peter Cornish, o responsável pela construção e manutenção das várias pedalboards dele até hoje. Algum interessado nesse efeito intrigante?


3 de dez. de 2013

Tecnologia dos Onboard FX

Por vezes alguns músicos procuram o timbre alem da madeira, hardware e captação, por vezes equalizadores ativos (como dos contrabaixos) e utilitários como boost para solos e outras modificações eletrônicas são instaladas dentro das guitarras e baixos dessas pessoas. David Gilmour conseguiu tirar um som mais próximo de humbuckers com sua strat com singles com a EMG, Petrucci conseguiu um controle de agudos e graves com a Musicman e outros músicos foram além, instalando pedais de efeito miniaturizados para serem ativados por uma chave na guitarra.
Quer dar uma conferida no que existe por ai nesse mercado de circuitos embutidos?


2 de dez. de 2013

Tecnologia dos "Cabsim"

Cabinet Simulator (ou cabsim) é um dispositivo que simula a resposta de uma caixa de som para dispensar o uso da mesma, você pode tirar o sinal do seu amplificador e enviar para a mesa e o P.A. diretamente sem o som ficar "ardido" e sem a necessidade de microfonar o autofalante do seu amplificador, você pode nem mesmo usar um amplificador.
Algumas pedaleiras o possuem e até pedais como o Sansamp GT2 e "derivados", mas porque o som fica "ardido" quando ligado em linha? O que o cabsim faz? Quando usa-los? Porque eu deveria ter um? São perguntas que serão respondidas nesse artigo.