7 de mai. de 2015

ST-Edrum 2 - A proposta.

Introdução:
Após o sucesso do ST-Edrum, decidi trabalhar em uma versão nova com mais canais e opções, essa versão ainda está em desenvolvimento, mas resolvi apresentar as linhas gerais do projeto.

Especificações do hardware:

- 42 canais disponíveis no total, divididos em:
- 18 canais sensíveis e amplificados na placa principal.
- 8 canais sensíveis por placa de expansão (possível usar até 2).
- 8 canais de choke capacitivo em outra placa de expansão.
- Ajustes de sensibilidade das entradas onboard em trimpots.
- 3 sensores de pedal de hi-hat são reconhecidos pela placa.
- Comunicação HID USB MIDI com o computador.
- Comunicação MIDI OUT comum externa.
- Alimentação da placa pela porta USB.




Entradas Amplificadas:

As entradas dos canais da placa principal são amplificados em 13,4dB (ou 4,7 vezes) para garantir o funcionamento mesmo de pads pouco sensíveis e maior range de ajuste dinâmico.
As entradas das placas auxiliares atualmente não tem amplificação, mas isso não deve ser problema para a maior parte dos pads, uma vez que piezos produzem altas tensões quando atingidos.

Choke Capacitivo e Choke Notes:

Os canais de choke são ativados pelo simples toque da mão em uma superfície condutora, evitando mecanismos complexos no prato ou a necessidade de pega-lo com força para ativar piezos ou sensores adicionais. Um revestimento metálico como fita condutiva de cobre ou alumínio, conectados ao jack, são o bastante para que o módulo reconheça o seu toque instantâneamente.

Se você não utiliza o choke, tem uma ideia diferente ou não acha 34 canais o bastante no seu kit de bateria, você pode habilitar todas as peças do drumkit carregado nos canais de choke e usar os sensores para disparar hits e notas como os outros canais comuns. Por esses canais serem ativados com o toque, as peças assignadas a eles não serão sensíveis à dinâmica.

Configurações de Hi-Hat:

O controle de hi-hat pode funcionar com até 4 regiões mapeáveis com 3 ajustes scroll de onde uma termina e começa a outra, para assignar 4 notas disponíveis no drumMap selecionado. Também é possível usar uma nota padrão de hi-hat e enviar um controle CC para informar a posição do pedal para o VST interpretar a abertura e usar a nota apropriada.
Um conector stereo permite, uma vez configurado no programa, que a placa funcione com até 3 tipos diferentes de topologias de pedal:
- Potenciômetro: O mais comum, um pot ligado à maquina de chimbal ou um pedal de expressão que altera a resistência girando o eixo ao longo do curso.
- Sensor Ultrasônico: Um sensor que envia e recebe frequências ultrasônicas e calcula o atraso para determinar a distância (como um sonar) e prever a posição em que o pedal se encontra. Instalado abaixo do pedal.
- Sensor Infravermelho: Um sensor que mede a distância através de um emissor e um receptor de infravermelho, também instalado abaixo do pedal.

Drum Maps disponíveis:

Os 52 mapas disponíveis incluem dois padrões (sequencial e GM), e outros específicos para alguns VSTi freeware e vários que precisam ser licenciados e são mais famosos, incluindo o BFD, Addictive Drums e toda a linha EZX da Toontrack (a empresa criadora do EzDrummer) que é amplamente usada.
Até o momento foram escritas 1146 linhas de código apenas para definir 22 dos 52 mapas. Provavelmente até todos estarem funcionais serão mais de 3000. Abaixo estão listados os mapas gerais e específicos:

- General Sampler/Sequencer: Uma lista de 48 pads sequenciais para uso em qualquer programa que assigna notas midi de 0 a 48.
- General MIDI Drum (GM): O mapa feito nas especificações padrões determinadas em 1991 pela "Japan MIDI Standards Comitee". A maior parte dos VSTs são compatíveis com o padrão pelo menos nas peças básicas.
- General MIDI Piano: Para os sequenciadores e samplers utilizando o formato de notas de piano (C1, C#1, ... , C8) ao invés do número da nota.

DrumMaps Específicos:

- Toontrack Americana
- Toontrack Claustrophobic
- Toontrack Drumkit From Hell
- Toontrack Electronic
- Toontrack Funk Masters
- Toontrack Indie Folk
- Toontrack Jazz
- Toontrack Latin Percussion
- Toontrack Made of Metal
- Toontrack Metal
- Toontrack Metal Head
- Toontrack Nashville
- Toontrack Number 1 Hits
- Toontrack Pop
- Toontrack Pop/Rock
- Toontrack Reggae
- Toontrack Rock Solid
- Toontrack Rock
- Toontrack The Blues
- Toontrack The Classic
- Toontrack Twisted Kit
- Toontrack Vintage Rock
- Toontrack Superior Drummer
- Toontrack EzDrummer
- Toontrack EzDrummer 2 Vintage
- Toontrack EzDrummer 2 Modern
- FXpansion BFD Eco
- FXpansion BFD
- FXpansion BFD 2
- FXpansion BFD 3
- Steven Slate Drums
- Arturia Spark Vintage
- Arturia Spark Dubstep
- Arturia Spark EDM
- Arturia Spark 2
- XLN Audio Addictive Drums
- XLN Audio Addictive Drums 2
- Audiorealism ADM
- Xfer Records Nerve
- DopeVST Beat Machine
- iZotope Break Tweaker
- MOTU BPM
- Image Line Drumaxx
- SNK Impakter (Freeware)
- DSK DrumZ AkoustiK (Freeware)
- DSK DrumZ MachineZ (Freeware)


Previsão de custo e data de lançamento:

 O custo previsto fica entre R$400,00 e R$550,00
Sem data prevista para lançamento, provavelmente após Outubro/2015 e antes de Janeiro/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário