20 de fev. de 2014

DIY: Triggando uma Bateria com R$100,00

Triggar uma bateria acústica para extrair sinais MIDI dela pode sair bem caro, então eu optei por criar meu próprio sistema e compartilhar a minha jornada com o leitor. Vou relatar as minhas dificuldades e soluções para que se você for fazer o mesmo já tenha o know-how. Se você ainda não sabe como baterias eletrônicas ou triggadas funcionam, sugiro uma leitura desse outro artigo antes mesmo de começar esse.
Objetivo:
Minha meta inicial era fazer um projeto de baixo custo sem sacrificar a qualidade e obter resultados satisfatórios. No artigo sobre e-drums eu dividi o sistema em 3 partes, os sensores, o conversor e o sintetizador. Módulos de bateria costumam fazer o papel dos 2 últimos mas como o meu objetivo é usa-la para gravações e os sons serão gerados por um VSTi (Ezdrummer ou BFD provelmente) o meu módulo terá apenas o papel de converter a informação dos triggers em protocolo MIDI e se comunicar com o meu notebook pela USB. Esse projeto não gera uma saída de áudio para a bateria, apenas MIDI.


Sensores dos tambores:
Cápsulas piezoelétricas podem ser muito frágeis e quebrar a solda com alguma facilidade se não forem usadas de forma adequada, também são muito sensíveis, dois motivos pelos quais eu as revesti com uma espuma das usadas para enviar coisas pelos correios (não é plastico bolha, é uma espuma!) como pode ser visto na foto inicial do post.
A segunda medida tomada foi criar chapas dobradas de metal para segurar os jacks (conectores) e dar a possibilidade de desligar os cabos dos tambores.
Ao lado estão as chapas cortadas e furadas, o furo maior é o do conector (abaixo das chapas), o furo do meio é para passar os cabos do piezo e o furo de cima prende o conjunto ao tambor retirando o parafuso de afinação e atravessando a chapa para fixar.

Eu fiz 5 dessas peças para usar em 2 tons, 1 surdo, 1 bumbo e 1 caixa (kit padrão) pois achei que não fixaria bem nos pratos, o custo até aqui foi: R$5,00 por 5 jacks e mais R$2,50 de 5 piezos, os fios, a espuma e a chapa de aluminio eu tinha sobrando.
Esse é o piezo, pode ser encontrado por 50 centavos a 1 real em lojas de eletrônica ou na internet, o segredo de uma solda consistente e duradoura é pingar um pouco de estanho sobre a superfície e estanhar muito bem o fio antes de solda-los de fato. A peça central tende a derreter com o calor e se você não for cuidadoso vai destruir a cápsula.
 Sensores de pratos:
Eu tive uma ideia bem interessante olhando para aqueles afinadores de headstock de guitarra, eles funcionam com uma capsula piezo bem pequena naquela garra, quando você prende o conjunto no headstock da guitarra ele capta as vibrações para a referência de afinação ao invés de ligar cabos como os afinadores convencionais. Acabei encontrando alguns "captadores acústicos" com o mesmo sistema e comprei por ser fácil de prender no prato e remover sem adesivos para fixação e por já virem com cabo P10 (outro custo a menos).
Esse eu comprei 8 unidades no ebay por U$2,20 cada, convertendo para 5 reais, isso seria o preço de um cabo P10 para conectar o jack ao módulo e isso é bem barato. No Brasil creio que custe em torno de 15 reais cada um (sim, bem mais caro) e se possível recomendo pegar no ebay, é só pesquisar "clip line pickup" e checar os resultados.

Ficaria ainda mais barato talvez usa-los também para os tambores, a ideia seria desmontar as garrinhas e montar os piezos diretamente na borda da pele, mas isso tiraria a vantagem de retira-los facilmente e não ficaria tão bem montado quanto da outra maneira, então optei por usa-los apenas para os pratos mesmo.
Custo dos sensores:
5 x Triggers de tambor (R$7,50 cada) = R$37,50
8 x Triggers de pratos (R$5,00 cada) = R$40,00
Total = R$77,50 por sensores para 13 peças de bateria.

Para efeito de comparação, um trigger montado nos cascos como o "Power Shot" da Staff Drum custa R$150,00 totalizando R$750 para 5 peças contra menos de R$40,00 desse projeto, já me sinto em ligeira vantagem econômica com R$700 a mais no bolso, certo?

Sensores como os mostrados abaixo são vendidos em kits de 5 por R$150, supondo que pudessem ser comprados separadamente pelos mesmos R$30 isso significaria R$210 contra R$40 e outra economia de R$170 reais.

O custo do projeto apenas para os sensores pularia facilmente de R$77,50 para R$910,00 e isso é bastante coisa por apenas um pouco de trabalho em confeccionar os primeiros 5 sensores e comprar mais alguns captadores acústicos e usa-los em uma aplicação onde as coisas tendem a custar muito, muito caro. 
Com mais de R$800 reais economizados isso possibilitaria comprar um módulo (usado ou mais simples talvez?) e você nem precisaria ler o restante do artigo onde eu descrevo como eu fiz o meu próprio. Sim, eu também acredito que essas coisas sejam caras e eu provavelmente não utilizaria o recurso de sintetizador dele, apenas a comunicação MIDI, portanto eu optei por fazer o meu próprio.

Módulo:
Eu trabalho com microcontroladores e tenho experiência em eletrônica e programação, além disso tenho algumas dezenas de microcontroladores e centenas de componentes úteis no meu estoque, o princípio de conversão é simples e eu tinha algum tempo disponível para montar a peça e programar essa função, depois seria só fazer alguns ajustes no Sonar (programa que eu uso para gravar e mixar músicas) para integra-lo e usa-lo.
Apenas lembrando que meu intuito não é gerar sons de bateria! Isso será feito no Sonar por um VSTi posteriormente, meu objetivo é gravar a execução do instrumento em uma pista MIDI para edição posterior! Porque? Gravar sem microfones e alterar o kit a gosto mesmo depois da gravação para soar melhor,  eu sou um cara das possibilidades!

Um microcontrolador Atmega8-16PU roda um programa escrito por mim que converte a informação dos triggers em um protocolo MIDI, 6 canais analógicos (velocity sensitive) podem determinar a intensidade da batida na peça da bateria e mais 6 canais digitais, não sensíveis à dinâmica, totalizando 12 canais com regulagem de sensibilidade dos sensores para um experimento inicial. Tenho outro módulo em contrução com 32 canais e todos são velocity sensitive, display de LCD, menu de programação e outras coisas (foto ao lado), mas por não estar pronto e fugir ao propósito de baixo custo e simplicidade de montagem estou relatando o uso desse protótipo bem mais simples, que aliás pode ser expandio para 18 canais facilmente. Um módulo de conversão Serial<>USB permite que seja ligado direto a um computador, um dispositivo externo MIDI<>USB também serviria e com o benefício de facilitar a integração com as DAWs e VSTs, mas sairia mais caro.


Custo do módulo:
12 x Potenciômetros 1M (R$1,00 cada) = R$12,00
12 x Jacks P10 (R$1,00 cada) = R$12,00
1 x Carcaça de alumínio (disponível na minha oficina) = FREE
1 x Placa de controle (feita por mim) = FREE
1 x Módulo conversor Serial<>USB (dezenas na oficina) = FREE
Total = R$24,00

Custo total:
1 x Módulo = R$24,00
5 x Triggers de tambor = R$37,50
8 x Triggers de pratos = R$40,00
Total = R$101,50.

Posso comprar de você?
Se eu fosse vender meu circuito de controle para as pessoas ligarem cabos e fazerem seu próprio projeto, provavelmente eu o faria por um valor simbólico de R$100,00 e R$120,00 com o módulo de conversão Serial<>USB integrado.
Levando em consideração um custo de R$24,00 pra mim ou coisa de 130 a 150 reais para alguém que decida comprar o circuito (ou um kit) comigo e monta-lo, isso ainda é bem mais barato do que um módulo de E-Drum que usado custa na faixa dos R$800 e um novo custa mais de R$1300, caso algum leitor se sinta interessado é só deixar um comentário.

Resultado:
Demonstração disponível na segunda parte desse artigo.

(EDITADO 12/03/2014 )
Como algumas pessoas vieram em perguntar onde comprar as coisas mesmo depois de eu detalhar bastante, vou postar alguns links de lojas virtuais onde conseguir as peças:

Cápulas piezoelétricas (loja virtual soldafria)
Conector Jack J10 (loja virtual soldafria)
Captador Clip On (ebay)
Potenciômetro 1M (loja virtual soldafria)
Módulo + conversor USB => Deixe um comentário no post manifestando o interesse de compra e deixe o seu e-mail para contato.



18 comentários:

  1. Olá, eu quero comprar esse pacote completo.
    rodrigozuy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá eu quero comprar um como eu faço? Vc envia pelo sedex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, maiores informações nesse último artigo:
      http://stcustom.blogspot.com.br/2014/05/pre-lancamento-do-st-e-drum.html

      Excluir
  3. felipedeabreualves@gmail.com...

    To afim de comprar tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, maiores informações nesse último artigo:
      http://stcustom.blogspot.com.br/2014/05/pre-lancamento-do-st-e-drum.html

      Excluir
  4. quanto fica só o modulo?tenho uma bateria de estudo e quero converter para eletronica e usar um vst no pc!!
    voce vende só o modulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, maiores informações nesse último artigo:
      http://stcustom.blogspot.com.br/2014/05/pre-lancamento-do-st-e-drum.html

      Excluir
  5. Olá me interesso no modulo + 5 sensores, quanto fica o valor total ?
    jean_1903@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, maiores informações nesse último artigo:
      http://stcustom.blogspot.com.br/2014/05/pre-lancamento-do-st-e-drum.html

      Excluir
  6. quero adquirir um módulo amigo...parabéns pela sua iniciativa...será um sucesso!
    klm_homestudio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Quero um Email: vendas.eshop.lira@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo !!!!
    Estava procurando fazer um próprio e comecei a pesquisar e encontrei muita gente boa tendo esta ideia mas a sua está bem descomplicada e de fácil uso.
    Ainda tem à venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda tem uma unidade em estoque, me manda o seu e-mail e eu te contato, pode ser?

      Excluir
  9. Olá boa tarde!
    tenho interesse no produto.
    Ainda tem vaga pra mim.

    ResponderExcluir
  10. olá eu tenho interesse, vc envia ele completo só pra chegar e conectar na bateria e no pc? no aguardo. lojagenesis-be@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. oi tem interece no circuito completo!!!!! helionarciso.studio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Infelizmente o projeto final não é opensource, o que significa que eu não posso disponibilizar esquema elétrico, placa ou código. Ainda sim, fiz o possível para mantê-lo extremamente acessível sem sacrificar qualidade para garantir baixo custo.

      Excluir