11 de mar. de 2014

Mini-Valvulados valem a pena?

O mercado está sendo invadido por amplificadores valvulados de baixa potência, geralmente 5 a 15W que custam menos do que seus "irmãozinhos maiores", mas ainda sim uma grana compatível com amps transistorizados de potências bem maiores. Compensa compra-los? Que tipo de set combina com o amp? Eles tem volume o suficiente? Escrevo esse artigo para esclarecer essas e outras questões a respeito dessas miniaturas de sonhos de consumo dos guitarristas.



Timbre:
Nenhuma objeção ao "som de válvula" aqui, esses amplificadores são construídos com preamp valvulado, power amp valvulado e transformador de saída para os autofalantes, assim como qualquer JCM800 ou Blackface, mas rendendo "menos". Amps como o Vox AC15 e o Fender Frontman 15R foram usados extensivamente em gravações e shows de guitarristas (e gaitistas) consagrados e se tornaram referência de timbre. Ponto positivo aqui!

Headroom:
Os problemas começam aqui, "headroom" é (de maneira simplificada) a amplitude de sinal que o dispositivo pode reproduzir antes de distorcer, isso significa que mesmo em baixos volumes vai ser difícil conseguir um som completamente "transparente" e a coisa piora conforme você  aumenta o knob. Ele pode funcionar em um ambiente controlado como a sua casa ou um studio, mas em um ensaio com outros amps e bateria e ao vivo a coisa muda um pouco de figura porque ele simplesmente pode não ter potência para trabalhar dentro do seu limite tolerável de distorção harmônica sem ser encoberto pelos outros músicos.

Potência e Volume:
"10W valvulado é mais que 10W transistorizado" e "(numeral alto) watts é potência pra ****" são duas frases que eu ouço frequentemente dos pseudo-entendidos e causam um grande desconforto, vamos abordar as duas separadamente.
Válvulas e transistores de mesma potência produzem (pasmem) a mesma potência. A diferença está na maneira como esses dispositivos distorcem, a válvula cria harmônicos menos desagradáveis do que o transistor quando satura, então você é menos cuidadoso ao regular o volume com medo de soar "distorcido" do jeito ruim.
A segunda frase me faz pensar se o sujeito nunca notou que o chuveiro dele tem 4400W e não faz um rock legal se você plugar a guitarra nele. O volume de som gerado depende de outros fatores além da potência do amplificador em si, depende da eficiência dos auto-falantes por exemplo, que tem um dado expresso pelo fabricante que diz quantos decibéis produz para cada 1W de potência aplicado (sensibilidade: dB/W SPL).
Um amplificador de 100W ligado a um autofalante com sensibilidade de 90dB gera o mesmo volume do que um amplificador de 200W ligado a um autofalante com sensibilidade de 84dB, supondo que os dois apresentem a mesma curva de resposta. Se a curva de resposta favorece os médios e agudos há ainda a sensação de volume mais alto, porque é o ponto onde a guitarra se situa no espectro (se você não toca em Drop A).
Um valvulado de baixa potência pode sim preencher as suas necessidades de volume, com falantes de alta sensibilidade e um volume de ensaio mais brando, e nos shows ele deve ser microfonado com cuidado e se possível dentro de uma caixa de isolamento ou coisa parecida, ganhos mais altos no microfone dele podem significar microfonia.

Set adequado:
Se a sua ideia é ligar aquele pedal modelador de amps fantástico ou pedaleira de mesma função, faça a si mesmo um favor e adquira outro amplificador mais potente e linear pelo mesmo preço do mini-valvulado, se você usa modelagem intensa de timbres antes de chegar ao amplificador, não há motivo para depender tanto das características valvuladas a ponto de abdicar da potência necessária para se fazer ouvir.
Esses amps são o "ponto de partida" da sua busca sonora, você deve plugar a guitarra direto, então acrescentar um overdrive e ir montando seu set em cima desse som, modelagens digitais complexas soam horríveis quando são distorcidas, seu sinal já sofreu 2 conversões antes de chegar na válvula então já não vai mais ser um sinal "analógico", quanto mais "valvulado", isso sem contar que esses amps geralmente não tem loop de efeito para colocar modulações e delays.
Antes de comprar um mini-valvulado você deve se perguntar se você quer um timbre valvulado com um set coerente ou só contar pros outros que toca num valvulado sem pagar muito por isso, se for o segundo caso, faça a si mesmo um favor e compre um Behringer MIC200 por R$200 e deixe ele ligado em algum lugar da cadeia de efeitos ou venda todo o set e compre um valvulado de maior potência e com loop de efeito para tirar um clean respeitável em um volume audível. 

Um comentário:

  1. Tem algumas variáveis, como os valvulados comprimir (ao menos de maneira mais drástica) o som devido a fonte. Há uma teoria, de que existe uma tensão maior na saída de um valvulado, que de um transistor - lembrando que aqui potência é dada por I*U. Também exite o fator que muitos valvulados são push-pull, o que também muitos se esquecem de ver - e gera discussões ferrenhas sobre closed, open, quarter e half open não interferir no som...

    Para afinações abaixo de drop C já é recomendado um amp de contrabaixo - capacitores maiores. Sou dono de um, e achei ele muito melhor que o mesmo na versão de guitarra.

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