6 de dez. de 2013

Tecnologia "Sound on sound"




Shine on You Crazy Diamond, conhecem? Aos 55 segundos é possível ver o Mr. Gilmour fazer o uso desse recurso pela primeira vez no vídeo. Ele está solando, faz um acorde, pisa em algo e esse acorde ressoa (quase que) infinitamente para fazer a próxima parte do solo e o ciclo se repete. Mr. Gilmour criou esse recurso para tocar essa música sozinho com seu violão, sem o acompanhamento de teclados e intrigou vários guitarristas desde então, mas agora temos a explicação oficial do Sr. Peter Cornish, o responsável pela construção e manutenção das várias pedalboards dele até hoje. Algum interessado nesse efeito intrigante?





Um pouco de história:
Até 1994 no Pulse o Gilmour usava dois compressores e um chorus (MXR Dynacomp, Boss CS-2 e Boss CE2) no primeiro solo da Shine On, a saturação que ele conseguia não era proveniente de nenhum overdrive, mas sim dos 2 compressores trabalhando juntos em cima do circuito EMG SPC instalado na sua strat vermelha, overdrive só no segundo solo, proveniente de um "Chandler Tube Driver" além de rotary speakers de verdade!
Já em 2006 no show "On an Island" ele resolveu fazer a Shine On sem os teclados de Syd Barret (que alias faleceu em julho desse mesmo ano) criando a "atmosfera certa" para o seu solo e não queria usar sintetizadores (como o Rush por exemplo) e a alternativa viável encontrada foi um sistema que veio a ser chamado de "Sound on Sound", e ele a tocou trocando toda a parafernalha de 94 por um violãozinho e o S.O.S..

Explicação:
É importante deixar claro que o S.O.S. não é em si um pedal, é um efeito obtido pelo uso de um conjunto de equipamentos e uma linha de sinal mais complexa, vou tentar explicar pela ordem.

Splitter -> Separa o sinal em duas linhas de sinal, uma delas cai diretamente no amplificador HiWatt usado por ele enquanto a segunda linha percorre outro caminho.

Volume Pedal -> Logo depois do splitter, abrindo esse pedal o sinal percorre os equipamentos responsáveis pelo SOS que até esse momento não recebem sinal algum da guitarra. Com o sinal direcionado para o S.O.S. a linha de sinal normal fica muted.

"SOS Unit" -> Um pouco de mistério aqui, há quem diga que fisicamente essa unidade não exista e o sinal caia direto no delay Roland, há quem diga que o Sr. Peter montou um "Cornish TES" pro Gilmour e o efeito obtido é a soma desse tape echo feito por ele e a unidade de delay digital da Roland e há boatos de que é usado um compressor aqui. O Cornish só se refere a essa unidade como o "SOS" em si, mas dá para conseguir um efeito muito parecido apenas com o delay no estágio seguinte se você tentar.

Delay Roland -> Aqui temos um rack de delay regulado para 1500ms e feedback o bastante para as repetições durarem cerca de 20 a 30 segundos.

HIWatt -> Sim, o sinal do efeito não é misturado de volta ao original e mandado para a caixa que o Gilmour usa normalmente, ele tem uma segunda caixa que ele usa apenas para o SOS e fica desligada enquanto fora de uso.

Procedimento:

O Gilmour toca o acorde, espera o ataque da palheta para ter um som constante soando e então abre o pedal de volume, o som fica "preso na imensidão dos delays", ele fecha o pedal de volume e volta a solar. A razão para o resto do solo não cair no processo de delay e sustentação é que o sinal não está indo para lá quando ele volta a solar, certo?

Alternativas mais simples de S.O.S.:
Pra quem não está disposto a comprar outro amp, um rack de delay, um pedal de volume e um splitter, a Electro Harmonix fez um pedal chamado "Freeze Sound" que faz um processo parecido com o som da sua guitarra quando você pisa nele, mas o timbre lembra mais um sintetizador do que um som de violão preso em uma unidade de delay. Por U$180 no ebay (envio para o Brasil incluso) eu achei excelente. Demo aqui:

 

Tem comentários sobre pedaleiras que também imitam esse efeito e pedais de delay com chave "tails" (não para as repetições quando você o desliga) também sirvam se regulados e usados da maneira correta. S.O.S. anyone?

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