20 de jan. de 2014

A escada piano

Não é porque esse blog é sobre tecnologia e música que não tem um espaço para a solidariedade e empatia. O Sr Amir Segal da Makey Soundy criou uma instalação portátil para transformar uma escadaria em um piano conforme se caminha por ela, os locais de instalação são clínicas de musicoterapia para crianças autistas, mas qualquer marmanjo poderia perder algumas horas brincando ali.



A ideia de se utilizar música para favorecer o aprendizado das crianças não é nova e "escadas-piano" já foram feitas antes inclusive para desestimular as pessoas que usam escadas rolantes como um apelo contra o sedentarismo (video aqui) mas com uma instalação complexa, custo elevado e para um público diferente.

Como funciona?
Esse projeto teria de ser barata e portátil, então o autor optou por lasers (foto ao lado), como aqueles de lojas de R$1,99 mesmo, apontados para um fotosensor (aproximadamente R$1,00 em lojas de eletrônica). Quando o pé da criança interrompe o feixe um microcontrolador envia essa informação para um computador que gera uma nota de piano diferente por degrau que é configurada no programa.
Podemos considerar que esse conjunto funciona como um trigger (já falamos sobre eles no artigo sobre E-Drums) óptico. Outras versões utilizam placas sensíveis a pressão sendo acionadas com o peso da pessoa, mas é uma solução mais cara.
Depois de monta-los em suportes de madeira e configurar tudo, o sistema estava pronto para ir para a escola para o seu  primeiro teste prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário