É impressionante que depois de tanto tempo que os captadores foram desenvolvidos tão pouco mudou nessa tecnologia, mas eu creio que algumas coisas no mundo da guitarra permanecem como eram há 40 anos atrás pela "tradição" e pelo "mojo factor" de ter o timbre dos seus ídolos da mesma forma que eles obtiveram. Hoje eu vou explicar fatores relacionados à captação.
Single Coils:
São captadores de bobina simples, apenas um enrolamento e um conjunto magnético. Se vocês se recordam de física simples do ensino médio, quando você desloca um objeto ferromagnético em um campo magnético você gera uma corrente elétrica. É assim que você capta o "som" da guitarra, pelo deslocamento das cordas acima dos "polos magnéticos" do seu captador, essas 6 superfícies brilhantes posicionadas abaixo das cordas.
Detalhes da construção alteram o "tibre", tais como o tipo e a carga magnética dos imãs, a indutância, resistência e capacitância do enrolamento (a bobina que envolve os imãs para fazer o conjunto funcionar), mas isso é assunto para outro post futuro. O fato é que o som que você ouve é criado meramente pela perturbação do campo magnético desse dispositivo. Fantástico, não?
O ponto fraco dessa invenção fantástica é o fato de no mundo de hoje estarmos cercados de eletrodomésticos, transformadores e dispositivos que geram um ruído na frequência da rede elétrica (60Hz e alguns harmônicos), o que está dentro do espectro audível e soa como um "hummm". Experimente aproximar a sua guitarra de um ventilador enquanto estiver tocando e você vai notar esse efeito de forma mais evidente. Eis que foram criados os HUMBUCKERS!
P90:

O resultado era saída maior e sonoridade mais "encorpada", mas retendo maior clareza do que os humbuckers e sofrendo do mesmo problema dos single-coils da Fender, são igualmente susceptíveis as interferências de 60Hz da rede elétrica e do ambiente.
Humbuckers:
Notam duas bobinas também? E um imã em barra lá embaixo? A "mágica" aqui consiste em utilizar outro princípio da física, o "Cancelamento de fase". As duas bobinas captam a vibração das cordas mas cada uma está em uma polaridade magnética desse imã, enquanto uma capta o hum, a outra capta o hum em contrafase e eles se cancelam! (Como sugere o nome hum-bucker).
Acontece que com especificações diferentes de construção o timbre também foi um pouco alterado e para os fãs do som estalado dos single coils essa tecnologia era fantástica, mas não rendia o som que eles estavam procurando e logo se criariam outras "alternativas" como os Stacked Coil, Side Coil e Phantom Coil.
Stacked Coil:
"Porque não montar as duas bobinas uma sobre a outra?", esse é outro tipo de humbucker com o formato de um single coil e na tentativa de obter um som mais próximo deles. Aqui o cancelamento ocorre de uma forma ligeiramente diferente já que as duas bobinas captam a vibração das cordas na mesma região e estão sobrepostas à distâncias diferentes das cordas.
O resultado no entanto ainda não foi do agrado dos fãs harcore do timbre de single que alegaram que ele possuia um som mais "morto" do que os captadores de bobina simples.
Side Coil:

Phantom (Dummy) Coil:
Quão brilhante seria remover os imãs e polos de um captador e utilizar só a bobina dele para captar ruido e "injeta-lo" em contrafase sobre o sinal original para gerar cancelamento? Todos os designs até agora usavam uma bobina em contrafase captando sinal e ruido e isso modificava o timbre mas essa idéia permite usar o "captador single dos sonhos" e só anular o ruido dele sem prejudicar o timbre (na teoria).
Nada é perfeito, certo? O novo enrolamento interfere na capacitância e indutância do original, apesar de não gerar nenhum tipo de sinal (além de ruido) essa bobina altera as características da primeira e geralmente acaba atenuando um pouco dos agudos.
ST A.D.C. :
Sharp Trickster Active Dummy Coil. Sim, eu estou trabalhando em um projeto baseado nas phantom coils onde a bobina extra fica isolada da bobina original, um sistema ativo de cancelamento de ruído otimizado sem realmente interferir no timbre ou ceifar os preciosos agudos. Tecnologia nova para obter um timbre antigo porém livre de ruídos! Esse é um projeto em desenvolvimento para ser um item de fábrica dos modelos vintage das guitarras Zatti Custom e eu trarei mais informações em breve.
Lace Alumitone:
As vantagens são inúmeras, ele fica menos sensível à interferências, menos suscetível a feedback, maior saída com menor ruído e maior espectro de frequências de captação. Brilhante, não?
3Dxy Pickup:

Há a possibilidade de se extrair um sinal "stereo" onde o som produzido em um eixo fica no canal direito e o outro no direito. Como os sinais são complementares também podem ser misturados em um único sinal mono que ainda sim (segundo o autor) é mais preciso do que o tradicional modelo com enrolamentos magnéticos, e faz sentido!
Captadores piezoelétricos:
Existem vários formatos: captadores de rastilho de violão (exemplo ao lado), cápsulas piezoelétricas e recentemente em "saddles", aquelas peças pela qual as cordas passam na ponte, onde se regula a altura.
Captadores ópticos:
Sim, eles existem, sobre a patente de uma empresa chamada "LightWave". Aqui a idéia é emitir um feixe de infravermelho sobre a corda e recebe-lo em um sensor, usar as perturbações causadas pela corda no feixe para gerar sinal elétrico. É um princípio parecido com o distúrbio no campo magnético em captadores convencionais, mas usando luminosidade em uma faixa de frequência invisível ao olho humano, e por isso funciona em cordas de nylon como os piezoelétricos. Vou deixar um vídeo demonstrativo abaixo.
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