26 de nov. de 2013

Tecnologia dos Loopers


Quanto você sabe sobre loopers, patch bays, cadeias de efeito e automação de patches? Conheça essas ferramentas que nasceram para os músicos que fazem questão do timbre analógico de suas preciosas latinhas mas sem abrir mão da qualidade do timbre em bypass e garantindo que esses pedais fiquem realmente fora da cadeia de sinal quando não estiverem em uso.
Tratarei desde o uso de "patches" até o controle externo via MIDI usado por guitarristas profissionais com dezenas de unidades de efeito e pedais em seus racks.



Loop de efeito:
Você já viu isso em amplificadores, mesas de som e outros equipamentos, mas sabe para o que serve? Na foto ao lado vemos um loop de amplificador até com controle de "dosagem" de efeito.
O Loop nada mais é do que um "caminho" pelo qual o seu sinal pode passar ou não, supondo que você use a distorção do seu amp, efeitos como delay, reverb e algumas modulações ficam muito melhores depois da etapa de ganho que distorce o sinal, então você encaixa ele bem ali, entre o pré e a etapa de potência (mais sobre isso em outro artigo futuro). Alguns amplificadore tem até footswitch para ligar e desligar esse loop, de forma que você pode manter 2 ou 3 pedais ligados ali e liga-los todos de uma vez ou remove-los completamente da cadeia de sinal.

Motivos para usar um loop:
O primeiro foi citado no outro tópico, posicionamento de efeitos no "lugar certo" da cadeia quando se usa distorção do amplificador. Outro motivo é a degradação de sinal. Pedais construídos 30 ou 40 anos atrás podiam ter um timbre único mas não tinham o chaveamento menos ruidoso ou mais correto, falei sobre o bypass dos wahs no tópico sobre eles mas também existem fuzz-boxes e outros pedais com o mesmo problema. Pedais modernos que usam chaveamento digital podem alterar o timbre do seu instrumento e processadores digitais convertem o sinal duas vezes (analógico para digital e depois o contrário) para ele "chegar do outro lado" e isso é motivo de preocupação para os puristas. Por fim há o caráter organizacional do seu set com loopers dedicados, que vai ser tratado a seguir.

Pedalboard Loopers:
Esse dispositivo cinza cuida para que o sinal atravesse uma linha contínua dentro da unidade e só corra os cabos quando estritamente necessário, ajuda a organizar o setup e reduzir significativamente os ruídos.
Há um segundo tipo de looper que forma patches, como em pedaleiras. Imagine que chegou a hora do solo e você quer ligar um booster, um delay e um chorus ao mesmo tempo e usa pedais analógicos, seria impraticável, certo? Exceto se um looper organiza isso pra você em presets, cada botão na verdade escolhe um patch que você gravou com os pedais que pretende que estejam ligados e desligados. Bem mais prático e te poupa o "sapateado".

Rack Loopers e controle MIDI:
Esses equipamentos também tem suas versões rackmounted, assim os pedais ficam junto com os demais processadores, correndo o mínimo possível de cabo (de novo) e sincronizados com outros equipamentos. Supondo que você use um processador digital para delays e um preamp com mais de um canal você pode pisar em um botão e ligar um pedal, trocar o canal do amp e mudar o preset do seu processador instantaneamente.
Como um bônus você troca toda a parafernalha que fica no seu pé por uma unidade controladora. Todas as vantagens anteriormente citadas e mais uma.
A desvantagem? É caro e exige algum tempo até você configurar tudo, pessoalmente acredito que seja um preço muito pequeno para ser pago por tantas vantagens. O que vocês acham?

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